“Eu tenho uma história de passado com a Associação. Meu pai foi conselheiro por alguns anos e eu o acompanhei em algumas reuniões. Sempre tive um respeito enorme pela Associação Comercial e pela participação dela aqui na zona oeste de São Paulo. Há dois anos, Mauro Martinelli, que hoje é o superintendente da Associação, me fez uma visita e me convidou para participar do conselho e eu fiquei muito honrado com esse convite, por que eu entendo que a Associação Comercial representa uma classe muito importante no Estado de São Paulo e muito especificamente na capital e eu quis então, com essa participação, contribuir com algum conhecimento que tenho na área financeira pois a minha formação é na área de investimento financeiro. Então achei que pudesse trazer essa minha experiência para contribuir um pouco aqui na Distrital Oeste. Acho a associação muito importante porque através dela pude conhecer muita gente, pessoas maravilhosas, empresários competentes e isso foi muito importante para que eu refletisse sobre novos caminhos e uma administração diferenciada para a minha empresa. Até por ser gestor de uma empresa pequena e familiar eu passei a requerer mais da associação porque considero que ela seja um veículo extremamente apropriado para que a gente possa colocar nossas necessidades, nossas angústias e nossas dificuldades. Acho que a associação tem toda condição de nos representar. Acho que as reuniões e palestras que temos lá, o relacionamento com outros empresários faz com que essa troca de experiências seja de muito valor agregado para o negócio dos associados.” - Depoimento concedido em 2020
“Vânia e Paulo Aguiar são associados há 14 anos da ACSP e ocupam posições de conselheiros na Distrital Penha (vice superintendente e coordenadora do CMEC). Eles são proprietários do City Penha e participam ativamente dos eventos promovidos pela ACSP na sede e na distrital. O SCPC e a Junta Comercial são os serviços que mais utilizaram da entidade. Além disso, segundo Paulo, o vínculo com a Associação tem sido uma ferramenta importante para manter bom relacionamento com os fornecedores e clientes. “É muito bom fazer parte da ACSP porque abre as portas. Mas precisamos estimular os associados com mais ações promocionais, mais cursos para empresário na FAC, ter programas de treinamentos e capacitação elaborados pela entidade para empresário/empreendedor”, pontuaram.” - Depoimento concedido em 2020
“Eu gosto muito de lá, apesar de que eu participo da associação não só como associada, eu sou membro do CMEC, e aí eu acabo indo muito nos eventos, que eu adoro, porque a gente conhece muitas pessoas. Eu já tive algumas situações em que fui ajudada rapidamente graças a esse networking. Por exemplo, agora essa semana infelizmente eu precisei de um advogado, eu liguei para o meu Superintendente e falei, "olha eu preciso de um advogado agora!"...Não deu cinco minutos ele disse "olha, tem esse advogado aqui liga lá"...e aí foi muito rápido, vamos dizer assim. Soluções rápidas. Quanto a isso eu acho que é perfeito. Eu gostaria muito que voltassem os "cafés com negócios", que foi o motivo de a empresa se associar. Claro que a gente pode fazer isso de um formato diferente, eu acho que isso é muito legal, porque você sai da sua empresa, vai conhecer outras pessoas. Quem sabe ano que vem.” - Depoimento concedido em 2020
"Dependendo dos processos que temos, temos a parte de motoboy, que ajuda um pouco, além também da parte de celular, que às vezes os donos usam muito. São os dois fatores motivadores para nos mantermos associados à ACSP. Ou seja, AC Celular e a parte de registro de contratos, que com a pandemia envolveu a parte de motoboy também. Só esses serviços mesmo. Estamos satisfeitos com a ACSP! Por enquanto tudo tranquilo, graças a Deus. Não temos problema nenhum. Razões para essa satisfação que eu destacaria: agilidade, prestatividade, parceria para nos ajudar em problemas financeiros, abertura para conversa e auxílio. Sim, recomendo a ACSP tranquilamente, por todos esses motivos acima. Sabemos que podemos recorrer a ela e seu suporte sempre que precisar." - Depoimento concedido em 2020
"O associativismo é a única esperança para a manutenção e crescimento das empresas em geral. É óbvio que recomendamos e até incentivamos essa parceria com a ACSP, sobretudo porque o custo-benefício é altamente favorável ao empreendedor. Nossa matriz é associada há 54 anos e foi uma das fundadoras da Distrital Sudeste da ACSP. Atualmente um aspecto relevante dessa entidade é ser a melhor porta-voz das minhas necessidades junto aos órgãos públicos. Outro aspecto de suma importância é que há sempre uma Distrital próxima e disponível para solucionar dúvidas e prestar serviços. É bastante nítida a autoridade que a ACSP conquistou ao longo dos esses anos. Nesse sentido, ela tornou-se a melhor ferramenta existente para representar o empreendedor que visa progredir. Em meio século de parceria, acompanhamos inúmeras atuações da ACSP, desde a contenção dos impostos acharcantes até a luta pela revisão de leis injustas e criminosas, como na área trabalhista. Em episódios mais recentes, destaco a postura incisiva diante da pandemia e isolamento social. Muitas firmas não suportaram, mas se não fosse a interferência da ACSP junto aos governantes, teríamos uma catástrofe empresarial generalizada. A ACSP oferece aquilo que mais ajuda o empreendedor: segurança do suporte técnico e informativo para que possamos usar como uma espécie de rede protetora nos momentos mais complexos. Trabalhar sabendo que há uma entidade pensando por nós é algo que não tem preço."
"Utilizo os serviços da associação, mais especificamente o ACCelular há uns 4 anos. No meu ponto de vista, esse serviço traz uma economia bem significativa a conta comercial. Acaba saindo mais barato e redução de custos é tudo que buscamos. No início, o serviço deixava um pouco a desejar. Porém, houve melhoria e temos assistência, um núcleo exclusivo que te auxilia nas soluções. Por essas razões, apoio o associativismo e indico."
"Além dos serviços da Boa Vista, com a questão da análise de crédito, acho que é muito importante, principalmente, a representatividade que a ACSP acaba trazendo para o lojista, a relevância do comerciante no mercado. Ela acaba levando pautas, trazendo campanhas como a ‘Sampa Week’, que fomenta ainda mais outras campanhas de vendas. Acho maravilhosa essa ideia que nasceu na Associação Comercial de São Paulo, uma data especial, numa semana teoricamente mais parada em SP. Fora a questão de representatividade política do comerciante, quando a associação exalta nossas pautas, discute o que atinge o lojista. Quanto a isso a Associação Comercial tem feito muito bem. A conscientização com o Impostômetro, que é uma ação histórica da Associação, eu acho incrível. Ela acaba comunicando e conscientizando sobre o tamanho da carga tributária para toda a sociedade. A partir do momento que ela expõe esses números, se torna habitual. Quando você está andando pelo Centro, mesmo não sendo associado, percebe isso. Quando eu ainda era criança já me chamava a atenção. Extrapola o público do empreendedor, mostra que a Associação é diferenciada. As campanhas que a Associação faz, a exemplo da Sampa Week, são bem estruturadas, com layout bonito, bem-feito. Eu estava assistindo TV e vi o comercial da Casas Bahia com a sacolinha e o logo da Sampa Week, acho que isso é muito bacana, acaba agregando. Para mim, que sou um pequeno comerciante, ver que na mesma campanha existe uma loja como a Casas Bahia é legal. Isso mostra que a ACSP não é uma instituição que atua apenas para os grandes, mas ela acaba dando espaço para todo empreendedor que precisa. A maioria dos lojistas que geram empregos é advinda do pequeno comerciante e seria muito bom que todos tivessem a noção de quanto eles são representados pela ACSP. Outra coisa importante é a política, no sentido de sabatinar os candidatos, quando eles vão até a ACSP em época de eleições. Quem segue a entidade pelas redes sociais vê tudo, e vale ressaltar que as perguntas são direcionadas principalmente a assuntos de interesse do comerciante. O que o comerciante precisa entender é que ele não está sozinho, tem uma representatividade. No meu caso, por exemplo, também faço parte da ALOBRÁS (Associação de Lojistas do Brás), que é focada na região, mas no caso da ACSP você vê um leque amplo, de intercâmbio com outras regiões, acaba conhecendo mais gente. Então você junta demandas de várias regiões da cidade de São Paulo que convergem para pleitear junto. No caso do Brás, da 25 de Março, do Bom Retiro e da Santa Ifigênia que enfrentam problemas em comum. Então, através da ACSP, a gente conheceu melhor um ao outro em busca de articulações para chegarmos a melhorias para todos. Eu já indico a Associação costumeiramente, no meu dia a dia, para aquele lojista que é mais desinformado e às vezes até ‘chorão’. Eu estimulo a pessoa a ir conhecer, pois a ACSP possui uma representatividade. É importante a gente se alinhar com ela. Não tem como a AC pegar o cara e fazer por ele sem ele ir até lá. Tem gente que reclama mas não tem nem argumento. Para mim, quanto mais representatividade para o comerciante, melhor."